Exame de Urodinâmica
A urodinâmica é um exame funcional que avalia como a bexiga e a uretra estão trabalhando para armazenar e eliminar a urina. Ele é indicado para diagnosticar e compreender alterações urinárias, como incontinência urinária, dificuldade para urinar, jato fraco, aumento da frequência urinária, urgência miccional e esvaziamento incompleto da bexiga.
Como é realizado o exame?
Durante o exame, sondas finas são introduzidas na uretra e no reto para medir a pressão da bexiga em diferentes situações, como o enchimento e o esvaziamento da urina. O exame é realizado em três etapas:
- Fluxometria: o paciente urina em um equipamento que mede o fluxo urinário.
- Cistometria: introdução de sonda para encher a bexiga com soro fisiológico e avaliar a sensibilidade, capacidade e funcionamento do músculo da bexiga.
- Estudo miccional: avalia o esvaziamento da bexiga.
Preparo para o Exame:
- Comparecer ao local do exame com a bexiga confortavelmente cheia (sentindo vontade de urinar, mas sem desconforto intenso).
- Evitar uso de cremes vaginais nas 24 horas anteriores (para mulheres).
- Avisar sobre o uso de medicamentos para a bexiga ou para a próstata, pois alguns podem precisar ser suspensos temporariamente.
- Em alguns casos, pode ser solicitada profilaxia com antibótico antes do exame, conforme orientação médica.
Possíveis Riscos:
A urodinâmica é um exame seguro, mas como todo exame invasivo pode ocorrer complicações e intercorrências, pois envolve a introdução de sondas na uretra. Podem ocorrer após o exame:
- Desconforto leve durante e após o exame;
- Ardência para urinar nas primeiras micções;
- Risco de infecção urinária, especialmente em pacientes predispostos. Em caso de febre ou dor persistente, deve-se procurar atendimento médico.
Nossas unidades que realizam o exame são Centro, Niterói e Barra da Tijuca.
Caso necessite agendar a urodinâmica, ligue para o nosso Call Center 21-3030-6575 e do WhasApp é (21) 23234100.